sexta-feira, 9 de julho de 2010

Informática na escola.


Atualmente, vive-se numa era onde a cada dia, as mudanças tecnológicas têm surgido com inúmeras especializações e infinitas informações. E essas mudanças mundiais influenciam também na educação.

Aprender com a tecnologia, onde o aluno aprende a usar as tecnologias como ferramentas que o ajudam no processo de reflexão e de construção do conhecimento. Nesse caso a questão que determina não é a tecnologia, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia, usando-a como estratégia de conhecimento.
“Para finalizar, BORBA (- 2001) que: O acesso à Informática deve ser visto como um direito e, portanto, nas escolas públicas e particulares o estudante deve poder usufruir de uma educação que no momento atual inclua, no mínimo, uma ‘alfabetização tecnológica’. Tal alfabetização deve ser vista não como um curso de Informática, mas, sim, como um aprender a ler essa nova mídia. Assim, o computador deve estar inserido em atividades essenciais, tais como aprender a ler, escrever, compreender textos, entender gráficos, contar, desenvolver noções espaciais etc. E, nesse sentido, a Informática na escola passa a ser parte da resposta a questões ligadas à cidadania.”

A informática na escola tem como objetivo ajudar os alunos no dia-a-dia, para a melhoria das aulas. Como, por exemplo, professores que passam provas para os alunos, realizarem no laboratório de informática, pesquisando, criando seu próprio texto, usando seus próprios conhecimentos. A Informática vem ganhando cada vez mais destaque na educação. Sua utilização como modo de aprendizagem e sua ação no meio social vem crescendo de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais.

A
informática nas escolas vem crescendo a cada dia, mas não tem sido utilizado com tanta freqüência. Com isso, a educação tem tido grandes transformações, porém nem todas as escolas possuem laboratório de informática, com computadores suficientes e de bom uso, e muitos também, se encontram sem internet, sendo assim, tendo pouca utilização para os alunos.


Segundo LOPES (2002:134) “A informática deve ser utilizada como um recurso a mais e integrada a outros.” Não pretende-se aqui, articular que o computador deve ser o único recurso a ser utilizado pelo professor, porém, busca-se enfatizar a importância do educador estar utilizando-o de forma dinâmica e eficaz.
Postado pelas alunas: Thaís Medeiros e Thaylane Rodrigues.

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